quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Enfim, Ushuaia começa a ficar perto...

Hoje, dia 29 de novembro, demos início à tão sonhada viagem até Ushuaia. Uma viagem que foi planejada para ser a maior de todas aquelas que já fizemos. O grande sonho de todo motociclista que gosta de fazer grandes viagens. Se estivéssemos falando de futebol, seria "uma copa do mundo", ou "uma maratona de Nova York ou uma corrida de São Silvestre". A maior de todas (por enquanto).


Bem, minha saida foi às 5:00 hs da manhã de Arujá. Encontrei-me com o Henrique no posto de gasolina no Parque Novo Mundo em S.Paulo. Chegando lá notei que estava meio chateado com um provável problema mecânico que acabara de detectar. A corrente da moto que trocamos havia pouco tempo, antes da partida, estava com problema nos retentores, ou seja, eles estavam se soltando. Isso faz com que a corrente fique rígida, diminua de tamanho (encolhendo) e se quebre. O jeito foi tocar um pouco e fazer uma análise para ver seu comportamento. Paramos em Registro (SP) e notamos que estava encolhendo - não tinha folga.
Depois de fazer uma regulagem na corrente, aumentando um pouco a folga, rumamos para uma oficina em Curitiba e colocamos uma nova, trocando também o pinhão. Esse trabalho foi feito nas duas motos, pois a minha já dava indícios do mesmo problema.
Após a troca das correntes, saimos em direção à BR 116 rumo a Lages. Mas, devido a grande perca de tempo na oficina, o tempo ficou curto demais para chegar em Lages. e acabamos parando na cidade de Papanduva (SC). À beira da rodovia, pegamos um hotel simples porém confortável. 

Temos fé, que amanhã será um dia sem problemas e que cheguemos até São Borja (fronteira com a Argentina) onde dormiremos. A idéia é entrar em território argentino no sábado.



Saída de Arujá: 18.892 km.
Distância percorrida: 607 km.



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Segurando Tudo

Nada adianta uma viagem bem planejada, com ótimos equipamentos, roteiros bem feitos, etc, se não pensarmos "em nós mesmos" e nas despesas inesperadas. Claro, não é mesmo? Pensando nisso é que tomamos algumas providências, com relação a seguros.

Nosso amigo Alexandre F.Garcia, nos deu uma grande dica: Fazer o Seguro Saúde Viagem. Este seguro dá cobertura para nossa saúde caso surja algum problema. Ninguém está livre de um acidente, uma virose, uma dor qualquer - aí é só procurar o médico ou hospital e não se preocupar com as despesas.
Além da saúde, temos cobertura para extravio de malas, translados, assistência jurídica, etc. Para aqueles que quiserem maiores informações sobre este seguro, procurem o corretor Dante: dante@tourbrasilis.com.br. Ele, com certeza irá resolver o seu problema de seguro saúde viagem.

Além do seguro da moto, contratei um adicional (endosso) para utilização da mesma nos países que iremos passar (Argentina, Chile e Uruguai).
Uma outra dica importante, é sobre o "seguro carta verde" (que é obrigatório para todos aqueles que viajam com seu próprio veículo nos países do mercosul): a apólice deste seguro, fica muito mais barata se você contratar com a seguradora que fez o seguro do seu veículo. O custo normal deste seguro, por 30 dias é de R$ 222,41 - porém como já tenho o seguro da moto, vou pagar apenas R$ 34,14. 
Caso alguém tenha algum interesse e quiser contato, fique a vontade em falar com o Jorge: royalcenterseguros@terra.com.br

Bem, com tudo resolvido, só falta viajar...faltam 21 dias.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Roteiro

O roteiro está definido, e vamos "tentar" segui-lo. Digo tentar, porque poderemos alterar qualquer caminho a qualquer momento. Uma alteração poderá ser bem vinda, em caso de informações de motoristas ou moradores locais por uma melhor estrada ou mesmo por um ponto turístico, por falta de gasolina, etc. Enfim a rota existe mas poderá ser mudada.

A distância total, está estimada em 14.000 km, sendo 12.600 km em estradas de asfalto e 1.400 km em estrada de rípio.
Embora não tenha sido "apresentado a elas", dá para ver que as estradas de rípio são na verdade, caminhos com pavimento de pedras, algumas soltas e muito perigosas. Além disso, parece que não tem nada por perto...


Além das estradas, deveremos passar por baixo de alguns rios (Paraná), fazer travessia de barco por alguns lagos (Lago Buenos Aires) e por mar (Estreito de Magalhães) - 2 vezes.

Além disso cada moto deverá gastar em torno de 800 litros de gasolina (vamos abastecer as motos umas 50 vezes),  fazer duas vezes a troca de óleo de motor, além de 1/2 litro de óleo lubrificante para a corrente.

Faltam 22 dias.