sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Chegamos na Terra do Fogo

A cidade de Punta Arenas, foi para nós um ponto obrigatório para dormir esta noite. Não fizemos nada a não ser comer e dormir. Chegamos às 21:00 hs e saímos às 7:00 hs do outro dia. Uma cidade que eu não passaria se não fosse necessário. O pior é que tivemos que voltar 47 km até chegar no entroncamento da estrada que nos levaria para pegar o ferry para atravessar o Estreito de Magalhães.

A empresa que faz a travessia para a Terra do Fogo, é a Transbordadora Austral. Os horários são vários - não há preocupação com isso. A toda hora tem uma te esperando. O ponto onde é feita a travessia é Punta Delgada (ainda estamos no Chile).

Ferryboat
Ferryboat
Ferryboat

Desde a travessia até Cerro Sombrero a estrada é pavimenteada. Nosso mapa está desatualizado e mostra estrada de rípio. Chegando em Cerro Sombrero, enchemos os tanques para chegar até Rio Grande. Mais uns 18 km de estrada pavimentada e depois 120 km de rípio. Nestas estradas passam muitas carretas - é preciso tomar cuidado. Adotamos um critério seguro para cruzar com os caminhões, que é diminuir a velocidade quando cruzamos com um deles. Isso diminui o risco de tomar uma pedrada arremessada pela roda do caminhão, além de comer menos poeira. Parece que o asfalto não chega nunca!
Mais uma vez passamos pelas aduanas Chilena/Argentina. (Agora temos asfalto até Ushuaia.)
A estrada de rípio está sendo pavimentada. Conversando com uma pessoa na aduana chilena, nos disse que até o final do ano de 2013, estará toda asfaltada. Aliás o correto não é asfaltada e sim concretada, pois o pavimento é feito em concreto. Todos esperam que seja mesmo. 
Novo pavimento
Paramos em Rio Grande para tentar achar um carregador para no netbook. O original não estava funcionando direito. Por esse motivo o blog ficou meio desatualizado.

Em Rio Grande descobrimos que estávamos adiantado 1 dia. 
Nossas esposas (Olga e Raisa) vão nos encontrar em Ushuaia e irão de avião, passar uns dias conosco. Estávamos achando que iriam chegar na quinta feira e na verdade será na sexta feira, dia 14 de dezembro. Então resolvemos ficar nesta cidade esta noite e ir até Ushuaia somente amanhã.
Em Rio Grande ficamos no Hotel Villa. Tem preço de $360 pesos argentinos para 2 pessoas pagos "en efectivo" (em dinheiro, cash). Pagar com cartão de crédito é mais caro ($400).

Hoje consegui consertar nossa máquina de lavar roupa. Foi fácil, basou um pedaço de fita adesiva e está pronta novamente para uso. Não estão acreditando que temos uma máquina para isso? Bem na verdade, é um saco de plástico bem grande (estava furado). A gente enche com água do chuveiro, coloca o sabão liquido, bate um pouco a roupa (movimenta ela no saco), enxágua, torce bem e põe para secar. Em alguns lugares achamos varal externo, em outros hotéis (a maioria) tem calefação no quarto e seca tudo. No dia seguinte estamos com as roupas limpas e cheirosas, livre do "mutum". Tem funcionado muito bem nosso sistema. 
Nossa máquina de lavar roupa








Distância percorrida hoje: 423 km.(303+120 de rípio)
Distância acumulada: 7.865 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem: