quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Puerto Natales e Punta Arenas

Saímos cedo de El Calafate, rumo a Punta Arenas. Pegamos a ruta 5 e voltamos até La Esperanza, daí pegamos a ruta 7. Saímos da Argentina e entramos no Chile Fizemos, por mais uma vez, as aduanas dos dois países. Desta vez foi pelo Paso Dorotea. Como sempre, os trâmites no Chile sempre mais demorados que na Argentina.

Durante este trajeto passamos por um ônibus de turismo, que poucos quilômetros à frente nós o encontraríamos no posto de gasolina em La Esperanza. No ônibus estava um grupo se chineses muito divertido. Eles desceram, foram ao banheiro, tomaram café, etc, e depois começaram a dançar ao som da música que tocava alto no posto. Um chines do grupo me disse que era para movimentar o corpo depois de algumas horas sentado na mesma posição. Faz sentido. Foi muito engraçado ver aquele povo dançando.
Chamou a atenção de todo mundo no posto que até eu entrei na brincadeira. Veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=Knl647XhvrQ&list=FLclsJsVq6RgqruXOBVbf_hQ&index=1

Dançando com as chinesas no posto de gasolina.

Chegamos de Puerto Natales, fomos almoçar, tiramos algumas fotos na cidade e em seguida fomos conhecer  o parque nacional Torres Del Paine. Neste parque encontra-se a "Cueva del Milodon" . O milodon é um animal pré histórico que habitou essa caverna.

Puerto Natales
Puerto Natales
Cueva del Milodon
Dois "Milodones"
Tres "Milodones"
Arqueólogos na Cueva do Milodon

Tivemos a oportunidade de acompanhar, por alguns minutos, o trabalho desse grupo de arqueólogos. Nesse momento eles encontraram "algo"  interessante. Eles catalogaram o achado e fizeram diversas medições do ponto onde foi encontrado. (curiosidade: Veja a camiseta do homem da direita: "I see dead people").

As Torres del Paine, infelizmente nós não pudemos ver, pois o dia já era curto para chegar a Punta Arenas. Além de que o tempo não estava muito bom, com muitas nuvens e a chance de nós vermos as torres era pequena.

O trecho de Puerto Natales até a Cueva do Milodon tem mais ou menos 20 km e é de rípio.

Saímos de Natales com os tanques cheios até a "boca" como sempre, pela ruta 9 (agora a ruta é chilena). São 260 km sem posto de gasolina e com paisagem comum, sem nada para contemplar.
Chegamos em Punta Arenas e fomos procurar um hotel. Ficamos no Hotel Los Navegantes. Um hotel de 3 estrelas, com garagem e café da manhã. No link acima, o preço está mais caro do que nós pagamos (US$90). Aqui no Chile, quando se paga em dólares, há um desconto de 19% de desconto, referente ao imposto não cobrado (IVA). Fique atento, pois dá uma boa diferença no bolso.

Hoje chegamos tarde no hotel e não foi possível lavar a roupa de uso diário. Além do que, nossa máquina de lavar roupa está quebrada. Amanhã vou consertá-la e botar a casa em ordem.




Distância percorrida hoje: 643 km. (603 + 40 de rípio)
Distância acumulada: 7.442 km.

Um comentário:

Deixe aqui sua mensagem: